segunda-feira, setembro 13, 2004

Aparelhos

Para aqueles que estão convencidos que vivem numa espécie de democracia, mesmo que ténue, nada como seguir atentamente as eleições internas do PS, um novo programa de humor que diariamente passa em todos os órgãos informativos (gostaria de destacar o Dr. João Soares e a Dra. Ana Gomes, personagens impagáveis do enredo). A coisa diverte, como é óbvio. E instiga ódios antigos, como é natural. Mas destas eleições internas ressalta uma evidência raramente discutida em Portugal e que é sintomática do actual estado da nossa jovem democracia: o aparelho partidário.
Para quem observa com atenção, o aparelho do PS tem-se revelado no máximo do seu esplendor e do seu patético aparato. Paga quotas a militantes a troco de votos, avança com autocarros para encher salas e restaurantes, ameaça quem pensa diferente, coordena assobios ou ovações, faz telefonemas e, se preciso for, provoca tumultos internos. É com ele [com o aparelho] que se fazem os principais partidos políticos portugueses (PS e PSD) pois é ele que escolhe os candidatos locais, que define as políticas e as obras para o seu concelho ou distrito, que manda no sítio e que ajuda a colocar no poder o futuro secretário-geral (e consequente candidato a primeiro-ministro) a troco de uma negociação de bastidores que poucos entendem, mas que vale sempre um número mais ou menos definido de votos e de cumplicidades futuras. Quando o partido está no poder é manso, mas bastante robusto nos dividendos porque exige a contrapartida do apoio dado; quando o partido está na oposição é perigoso porque quer rapidamente voltar à ribalta a qualquer preço. Nas situações em que o partido está dividido e aparentemente sem rumo, rende-se àquele que lhe dá maiores garantias. E aqui o termo garantias, pode ser lido de mil e uma maneiras diferentes. Basta usar a imaginação.
Quem é que acham que o aparelho do PS apoia? Como dizia um antigo professor meu: “Ah pois é!”.

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

best regards, nice info hummer nest 05 Topamax prevent hemiplegic migraines Holden roof racks bentley Symptons of cervical cancer

1:54 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

That's a great story. Waiting for more. video editing programs

11:19 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home