segunda-feira, setembro 13, 2004

Estado

Em Portugal, o primeiro-ministro veio dizer que os hospitais se preparam para cobrar os tratamentos de acordo com o bolso do cliente. A receita é simples: quem pode pagar, paga; quem não pode, não paga. Brilhante, como sempre.
Sem colocar em causa a seriedade ou a necessidade da medida, é caso para se perguntar se a carroça não vai outra vez à frente dos bois. O Estado português continua, inexoravelmente, a fugir para a frente sem resolver o problema estrutural de enorme dimensão que o contagia e que devia ser a “mãe de todas as [suas] batalhas”: a fuga generalizada e instituída aos impostos.
Quando o Estado entra em colapso, o antídoto, para os governantes do novo século, é simples: inventam novos impostos ou despesas disfarçados de utilidade ou de justiça social ou do princípio do utilizador-pagador. Contudo, os políticos continuam confortavelmente a deixar fugir o grosso da fatia – precisamente aquela que alimenta a economia paralela que de norte a sul, nos mina como um cancro, que causa boa parte da injustiça social, mas que não impede que a compra de Jaguares em tempo de crise e de supostas vacas magras tenha quadruplicado. A eles basta punir a classe média com despesas acrescidas, ganhando algum tempo enquanto a coisa – o sistema em si – não rui de vez. Resta saber até quando a coisa se aguenta. Se é que ainda se aguenta.
A dificuldade central mantém-se: temos um Estado forte com os fracos e fraco – fraquíssimo – com os fortes. Só isso explica que ninguém se interesse em ir buscar o dinheiro onde ele realmente existe e continue a fazer de todos nós – generalidade da classe média – bodes expiatórios para a crise que não passa. A troco de quê? Isso não se sabe. Mas os senhores dos Jaguares com certeza que agradecem, porque a conta do hospital sempre deve dar para encher mais um depósito de gasolina.

3 Comments:

Blogger global said...

Alas! E nestas alturas que reconheco o Bruno... Nao podia estar mais de acordo com o teu post!

3:44 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Excellent, love it! » »

6:42 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

That's a great story. Waiting for more. Is vipa as good as cialis and levitra http://www.levaquin8.info Obama watch hole gauge http://www.shopping-shoes.info White vera bradley handbag Have bath tub Daytek dvd player

4:18 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home