quinta-feira, setembro 23, 2004

Produtividade

O dr. Bagão, simpática personagem independente, veio dizer aos portugueses que é preciso trabalhar mais. Portugal é o sexto país dos 15 onde os trabalhadores a tempo inteiro mais horas semanais trabalham. Como é evidente, algo aqui não bate certo porque tudo isto é um problema de qualidade de trabalho e não de quantidade, que é coisa muito diferente.
Não adianta punir os trabalhadores quando o próprio Estado é o primeiro a não modernizar e a não apostar na real qualificação dos seus quadros e dos seus processos. Os exemplos de malfadada insensatez e inusitado despesismo são gritantes (quanto vai custar a brincadeira da colocação dos professores, por exemplo?). A tudo isto some-se o facto do país estar povoado de empresários (?!) com a quarta classe, chicos-esperto e self-made men da treta, todos empenhados em enriquecer do dia para a noite e em gerir o negócio como se gere a mercearia: com fronteiras curtas e sem qualquer espécie de visão e de objectivo futuros. Entregues (os trabalhadores) ao Estado e a tipos deste calibre muito dificilmente se vai aumentar a produtividade porque o Estado não investe nos seus trabalhadores para torná-los produtivos e os empresários ainda menos.
É por isso também que este problema é de obsolescência, primeiro, e de manifesta ineficiência, depois. Mas para resolvê-lo é preciso criar condições, logo é preciso gastar dinheiro que pelos vistos não há. Não se pode pedir milagres, nem, como diz o povo, fazer omeletas sem ovos. É aqui que o problema vai mais além: impedido de gastar, como pode o Estado investir? O dilema é gritante. E não pode ser tratado com demagogia.

6 Comments:

Blogger A Vicente said...

Este comentário foi removido por um administrador do blogue.

12:57 da tarde  
Blogger A Vicente said...

O Grupo do Pato está a perder a piada, pois não se vislumbra já um apoiante deste governo.
Independentemente deste sentimento, a estas constatações acrescente-se que um dos factores da baixa produtividade é a gritante ineficiência da máquina fiscal, segundo as conclusões de um já esquecido estudo encomendado pelo governo e realizado por uma consultora internacional.

12:58 da tarde  
Blogger Bruno Macedo said...

O Luís Delgado escreve no DN.

5:48 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Very nice site! » »

10:12 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Very nice site! 1972 buick sale skylark http://www.blonde-babe-blow-job.info/Upskirt_girls_caught.html Cell phone numbers' paintballing in north east Girls with dicks cum Aei+car+alarms Older asian women xxx weight loss center las vegas blower heater switch volkswagen golf Asphalt paving cost driveway Voyeur 8 Us military backpacks at low price xp cd key changer 1 zip Brazilian famous models Baseball uniforms wholesale Www live videocam having sex com massachusetts dental insurance plan Laser hair removal delhi india Free jenna jameson lesbian pic

2:33 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

That's a great story. Waiting for more. »

10:19 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home