terça-feira, outubro 19, 2004

Madeira

Alberto João conseguiu mais uma expressiva vitória. Certo? Errado no dizer dos especialistas que viram na perda de dois pontos percentuais indícios de mudança e uma quase-derrota do PSD (faltou o quase que é como quem diz o quase tudo). O PS subiu 6 pontos, tem metade dos votos do PSD (53%), perdeu em 53 das 54 freguesias e nos 11 concelhos, mas é aparentemente o vencedor da contenda. Espantados? Não fiquem. A coisa continua e é delirante: o PS ficou com 19 deputados, o PSD com 44. Nas minhas fracas contas de cabeça 44 é maior do que 19 e é ainda mais de metade dos 68 (número de mandatos em disputa nestas eleições) exigidos para obter nova maioria absoluta. Alguém me explique como é que é possível sequer pensar (os números são arrasadores) numa vitória do PS?

4 Comments:

Blogger global said...

Realmente, que absurdo! Como e que em democracia e possivel pensar em alternancia de poder?!

3:33 da tarde  
Blogger Holsson said...

O vencedor é indesmentível, mas não deixa de ser curiosa a mudança de registo entre o antes e o após das eleições. Antes glosava-se com a satisfação parola dos socialistas subirem apenas 1,6%, contra o acréscimo de 7% dos PSD. Depois, afinal a subida do PS consubstanciou-se em quase 7% e seis deputados (mesmo sem fazer o rol de inaugurações diárias), se não me engano, enquanto que o PSD perdeu dois mil votos, principalmente no Funchal. Mas nem assim se admite considerar que o PS tenha óbvios motivo de satisfação com os resultados...

4:59 da tarde  
Blogger Bruno Macedo said...

O post a que te referes foi escrito imbuído de alguma ironia. Pretendia também mostrar algumas falácias sobre quem é a verdadeira oposição na região. Dou-te um exemplo: "(...)Os números assustam, pois claro. Não só o PSD conseguiria a sua maior votação de sempre como também cilindraria, por acréscimo, o campo adversário. Mas a táctica conhece-se. Nada como dar como certo o ovo no cu da galinha para desmobilizar as gentes. Mas tácticas de guerrilha à parte, nada de novo, portanto.(...)". Foi precisamente esta sondagem do DN que fez o PSD perder alguns dos votos a que te referes. Como vês, as sondagens podem muito bem ser manipuladas e utilizadas com fins bem definidos. Tudo bem: são as regras do jogo democrático e a utilização dos seus instrumentos. Contudo, apesar das análises empenhadas em dizer o contrário, um facto indesmentível é que o PSD teve o dobro dos votos do PS.

5:22 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Very nice site! »

1:53 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home