quinta-feira, outubro 21, 2004

Os estudantes em Coimbra

Esta coisa de Cuba esta-me a fazer pensar nas semelhancas e nas diferencas entre Cuba, a ditadura dos que comem criancinhas, e Portugal, a democracia dos que prendem criancinhas…
Abro os sites das noticias em Portugal e leio que um estudante em Coimbra foi preso, alegadamente por ter agredido um agente da PSP. E deixo-me entao transportar para o tempo das manifs contra a PGA (a minha primeira experiencia em manifestacoes colectivas) em que nos eramos putos e um dia bloqueamos uma estrada. Sentamo-nos no meio do chao e para ali ficamos, orgulhosos de nos, por lutarmos contra algo que consideravamos injusto, por nos sentirmos grandes, adultos, com direitos. E a policia la veio, com mangueiras, empurrando os nossos corpos adolescentes com a violenta pressao da agua. Sentiamo-nos protegidos porque estavamos em grupo. O colectivo conforta o individual. Mas tambem sentiamos medo. Eu espero que o Joao, o estudante preso, nao esteja a sentir medo. Espero que ele saiba que nao so os colegas dele, mas tambem eu e muitos outros, ja ‘grandes’ e adultos mas nao cinicos, somos o seu ‘colectivo’. Que ele saiba que eu e muitos outros temos orgulho nele por se sentir um cidadao de plenos direitos, e por lutar pelo aquilo em que acredita. Eu acredito que um Governo deve preocupar-se sobretudo e fundamentalmente com 3 coisas e garantir que todos os seus cidadaos tenham acesso livre e gratuito a essas mesmas coisas: Saude, Educacao, e Bem Estar Social. Nao e uma tarefa dificil, a partir do momento em que se aperfeicoa e revoluciona (e nao reforma) o sistema de contribuicao de impostos e por ai vai. Um governo que nao se pauta por este principio e uma verdadeira merda. O Governo Portugues e uma merda e eu so gostava e que houvessem mais ‘Joaos’ por entre esse povo, com a cara e a coragem de cobrarem do Estado o que e seu de direito!

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Very cool design! Useful information. Go on! » » »

2:15 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home