quarta-feira, novembro 24, 2004

Europa

Um grupo dito ‘numeroso’ foi ao ‘dia oficial do início de funções de José Manuel Barroso’. Gostava de saber quem pagou a excursao. Faz-me lembrar um congresso internacional the medicina familiar em Helsinquia, onde 50% dos medicos presentes eram Portugueses, 40% Espanhois, e 10% do resto do mundo… Adiante… As questoes relativamente ao referendo sao de facto complicadas para a maioria dos Portugueses. No entanto, ao inves de os chamar de estupidos, iletrados e ignorantes, nao vejo a ‘elite’ iluminada do nosso pais a fazer o minimo de esforco para lhes explicar o que e que esses termos complicados querem dizer. O conceito de educacao popular e inexistente num pais dominado por intelectuais que adoram queixar-se do ‘povo’, culpar o ‘povo’ pelos seus males, e que anseiam pela ‘desgraca’ que lhes vira dar razao. Nao e o conceito de uma Europa unida que esta em questao, sao precisamente o funcionamento das instituicoes europeias e a democratisacao dos processos de decisao. Esse deveria ser o debate que deveria saltar os circulos restritos da politica para a populacao que, com certeza, ainda que estupida, se esclarecida, seria pelo menos capaz de tomar uma decisao informada. Quanto as instituicoes, poderia ate comecar-se por uma ‘limpeza’ de ‘tachos’ onde muitos ‘nao crentes’, dado ao status e condicoes financeiras vao para Bruxelas ‘nao crer’ numa idea que, assim sendo, poucas hipoteses tera de se concretizar (e democratisar).
Nao percebo porque e que se opta pelo silencio ‘ali’ e se critica ‘aqui’. Sinceramente, nao percebo. Quem cala consente, por medo ou respeito, nao sei. Mas se se cala e cumplice, logo, perde a legitimidade sobretudo para chamar ‘iletrados’ e ‘ignorantes’ a outros a quem oferece pouco mais do que o silencio…

2 Comments:

Blogger Bruno Macedo said...

A visita apenas "coincidiu" com a entrada em funções de Durão Barroso. Não foi por causa dele que a mesma aconteceu,como me pareceu óbvio.
Quanto ao resto, minha querida, e definitivamente, já percebi por diversas vezes que não reconheces ou não percebes o sentido da minha ironia. Mas isso é culpa minha. Não tua.

11:31 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Excellent, love it! 1971 dodge charger 143 resin kit Dilaudid ativan together home decor 3d pictures How does valtrex help shingles Building wheel chair ramp sections 20 year loans ultram dependency earth source perfume prima ciales viagra Cosmetics canada Parental control over children Personalized auto floor mats hardcore all girl sex orgies All three credit reports

7:10 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home