domingo, fevereiro 29, 2004

Inqualificável

A coligação PSD/PP que se vai apresentar às próximas eleições europeias tem como slogan principal a mesma expressão que serve de apoio oficial à selecção que irá participará no próximo Euro 2004. A estratégia já tinha sido utilizada com sucesso, pelo senhor Berlusconi em Itália. Populismo do mais reles. Será possível que não haja uma instituição neste país (a Comissão Nacional de Eleições, por exemplo, ou mesmo a Defesa do Consumidor)que ponha cobro a estas práticas eleitorais que tratam as pessoas como atrasados mentais.

O maior partido da oposição parece, no entanto, afinar pelo mesmo diapasão. Os cartazes que o PS colocou em Lisboa para combater o Dr. Lopes são uma demonstração de política rasteira, não menos populista que a apresentada pelo governo. Já não há pachorra para ver imagens de criancinhas a pedir mais segurança nas ruas. Só falta o PS dizer que a culpa é dos imigrantes.

E assim vai o rectângulo.


sexta-feira, fevereiro 27, 2004

Viva

Muitos parabêns ao Benfica (até porque a minha irmã, também, faz anos amanhã). Abraço aos benfiquistas deste sportinguista, afinal alcançar 100 anos é bonito para qualquer instituição.

BENFICA

O Benfica faz amanhã cem anos. Altura boa para balanços. O Benfica é o maior clube português do século XX, e um dos cinco maiores da Europa, prova-o a estatística e o modo como a sua excepcional força e simpatia são sentidas em Portugal e no mundo. Foi assim e estou convencido que o continuará a ser. Para quem anuncia a decadência recorrendo ao argumento dos resultados recentes não percebe que o Benfica não depende das vitórias, mas das pessoas. Nesse aspecto, goleamos todas as semanas. Irremediavelmente, o Benfica vai começar a ganhar. Viva o Benfica.

quinta-feira, fevereiro 26, 2004

Intimissimi

Recentemente foi revista e agravada a pena a aplicar aos condutores que conduzem as suas viaturas ao mesmo tempo que falam ao telemóvel, devido aos estudos sobre a matéria indicarem, inequivocamente, que o uso do telemóvel enquanto se está ao volante condiciona a atenção e os reflexos do condutor. Parece-me que esta moldura legal está agora mais ajustada à gravidade do comportamento.
No entanto, existem outros potenciais factores de distracção ao volante e que até agora me parece que ainda não foram objecto de análise.
Por exemplo, em Lisboa pululam nestes dias diversos anúncios publicitários da marca de lingerie feminina "Intimissimi".
Contra mim falo, já que por mais do que uma vez deixei de olhar para a estrada para fixar a visão na imagem publicitária...o que vale é que vinha no lugar do pendura!..., mas não poderão estes anúncios situados junto às passadeiras, aos semáforos, em curvas fechadas, constituir também um potencial foco de distracção?
A mim distraem, de certeza...

quarta-feira, fevereiro 25, 2004

Então mister, qual vai ser a constituição do Manchester?

Pois é, está-se a aproximar a hora do jogo do Porto contra o Manchester e ainda não ouvi o mister José Mourinho dizer qual vai ser a equipa do adversário que vai entrar em campo!
Pronto, lá vou ter que aguardar, porque nunca me fio nas previsões dos jornalistas. Prefiro saber antes pela boca do mister Mourinho. Habituei-me desde o jogo de Alvalade...

Bush...

Da Administração Bush, em pânico devido à multiplicação de decisões judiciais nos Estados Unidos que permitiram os casamentos homossexuais, nomeadamente da autarquia de São Francisco, Califórnia, chega-nos o anúncio de que irá apresentar
"uma proposta de uma emenda constitucional que proíbe os casamentos homossexuais nos EUA. Bush defende que o casamento seja reservado à união entre um homem e uma mulher."


Esta proposta emana do homem que, entre outros feitos dignos de registo, durante o seu mandato:
- Possui o record histórico relativamente ao número de famílias americanas que caíram nas malhas da pobreza (1.000.000 de famílias, por ano de mandato);
- Detêm o record do maior deficit da história dos EUA;
- Possui o record do maior número de falências de empresas;
- Reduziu os impostos para os detentores de maiores proveitos económicos, ao mesmo tempo que cortou grande parte das verbas destinadas à alimentação nas escolas públicas americanas;
- Distorceu e manipulou, de acordo com mais de seis dezenas dos mais importantes cientistas norte-americanos, dados científicos que desacreditavam as suas políticas, etc,etc...

Depois destes feitos, a única emenda que, sensatamente, fazia sentido ser incluída na Constituição americana, só poderia ser a de G.W. Bush nunca mais poder exercer uma função executiva no Governo dos EUA...

segunda-feira, fevereiro 23, 2004

Estimativas da INTELI - Inteligência em Inovação

Economia portuguesa andou dois anos para trás

Em 2003, o PIB nacional terá registado uma diminuição de 1,2 por cento face aos doze meses anteriores, o que o que coloca a riqueza gerada no país nesse ano 0,8 pontos percentuais abaixo de 2001.
Mesmo admitindo os malefícios do pessimismo, a verdade é que a leitura destes indicadores não nos dá uma grande tranquilidade quanto a uma retoma significativa da economia portuguesa durante o primeiro semestre de 2004.


Contrariando as previsões avançadas por responsáveis governamentais, estas estimativas (mais umas) só servem, decididamente, para conceder razão ao velho aforismo: It´s the Economy, Stupid!

quinta-feira, fevereiro 19, 2004

Justiça

Cardona nomeou jovens quadros com super-ordenados

A ministra nomeou quadros muito jovens, com pouca experiência e com salários máximos na Função Pública, para um gabinete que já considerou inútil
.

Não se percebe sempre tanto acinte contra os boys do PP no Estado.
Primeiro foram os comentários jocosos aos vencimentos dos boys do Ministro da Defesa, agora os da Justiça...
Senhores jornalistas: Deixai estes jovens em paz, porque todos estes pobres coitados apenas a muito contragosto aceitaram as nomeações, alienando vencimentos faustosos que auferiam no sector privado para virem servir humildemente todos os Zés e as Marias deste rico país e darem a necessária vivacidade pueril a gabinetes considerados inúteis...
Ides ver o bem para o País que irá advir desse jovens do PP. Ainda vos ireis arrepender das lanças de má-língua que agora estão a atirar sobre tão ilustres defensores da pátria!

terça-feira, fevereiro 17, 2004

Iniciativas

O sistema que controla a entrada de automóveis em Londres fez um ano. É considerado, de forma quase unânime, um êxito. Além de travar a entrada de milhares de automóveis no centro da cidade, o dinheiro recolhido com as taxas que os automóveis privados têm de pagar por utilizar determinadas vias é investido na rede de transportes públicos.

Crescem as vozes que se assumem contra a desgraça da construção dos dez estádios onde se vão realizar os jogos do Euro 2004. Em vez da crítica destrutiva e, neste caso, muitas vezes ignorante, talvez fosse mais eficaz exigir que percentagem do dinheiro que o Estado espera receber em divisas com a realização do evento fosse aplicada na construção de infraestruturas desportivas por todo o país.

sexta-feira, fevereiro 13, 2004

Democracia

Curiosa e galante definição de "Democracia" proferida esta manhã por Castells na conferência que efectuou na Gulbenkian:
"Democracia é quando nos acordam às 5 da manhã e nós pensamos que é o leiteiro!"

segunda-feira, fevereiro 09, 2004

AIR

Após Moon Safari e 10.000 hz Legend, eis que os Air regressam agora com Talkie Walkie.
Combinando o lado mais etéreo e polido de Moon Safari com a visão mais áspera e telúrica de 1000 hz Legend, este último album acaba por remontar de certa forma à eclosão primordial da banda pela primazia concedida aos acordes mais simples e melódicos, ainda que sempre polvilhados com microorganismos digitais flutuantes mais desordenados, provindos das mais variadas esferas planetárias, seja elas orientais ou latinas.
O resultado ainda assim aproxima-se mais da procura da simplicidade das galerias espaciais de Moon Safari e merece uma atenta audição, na minha modesta opinião.

quinta-feira, fevereiro 05, 2004

Alvalade XXI

"O Estádio Alvalade XXI vai receber a final da Taça UEFA de futebol em 2005, anunciou hoje a UEFA, em Nyon, Suíça.
Concorreram com o Estádio do Sporting, com capacidade para 50 mil espectadores, outros dois recintos portugueses, o Estádio do Dragão (FC Porto) e o da Luz (Benfica)
"

Depois deste reconhecimento da UEFA, coloca-se a dúvida:
Foi uma pequena vitória para o Sporting e uma grande vitória para o Taveira ou foi uma pequena vitória para o Taveira e uma grande vitória para o Sporting?

Chicote

"Serviço de Informações Militares Desobedecem ao Ministro da Defesa "

O ministro Paulinho já escolheu a punição a infligir a cada um dos militares transgressores. Para isso encomendou duma loja sua conhecida do Príncipe Real umas algemas, um chicote e uma máscara de cabedal para utilizar nas sevícias. Entretanto, já avisou os militares que vai ser bruto...

terça-feira, fevereiro 03, 2004

S.Teotónio

Já aqui tive oportunidade de verberar a política que o Ministério da Saúde está a prosseguir na implementação dos modelos de empresarialização dos hospitais públicos.
Foi a propósito da situação de concessão de privilégios de atendimento e tratamento médico em hospitais públicos aos detentores de seguros de saúde contratualizados com empresas privadas.
Retomo novamente o melindroso tema da saúde para dar conta de mais um atropelo gritante que uma destas novas SA com capitais públicos está a pretender impor aos mais básicos direitos dos doentes que aí acorrem.
A notícia reza o seguinte:
O Conselho de Administração do Hospital de S. Teotónio, de Viseu, determinou que, a existir acréscimo de utentes nos serviços, é permitido o internamento nos corredores dos serviços.
Numa circular interna da instituição pode ler-se que o CA determinou que, "quando se verificar acréscimo do número de utentes nas unidades", "os utentes não sejam colocados nos quartos, entre camas, como tem vindo a acontecer, mas sim no corredor de serviço".
Desta forma, o internamento de doentes nos corredores do Hospital de Viseu deixará de ser uma prática excepcional para passar a ser procedimento corrente e autorizado pelo conselho de administração.

Face a actos de gestão dos serviços com este teor lancinante e aflitivo, que somente denotam uma nítida preocupação com a vertente quantitativa da prestação de cuidados de saúde, torna-se legítimo e premente interrogarmo-nos acerca do lugar que a dignidade, a privacidade ou o conforto dos doentes ocupam na hierarquia de valores propugnados por este Conselho de Administração...
Sempre gostaria de ver se algum destes membros do Conselho de Administração do Hospital de S. Teotónio AS, desejaria ver algum dos seus entes queridos sujeitos às condições que eles preconizam para o internamento
dos doentes do hospital...


segunda-feira, fevereiro 02, 2004

Banda Larga

Eis mais um objectivo governamental: "O Governo estabelece uma meta: em 2006, teremos uma penetração de 50% da Internet por Banda Larga no universo das famílias portuguesas".

Eis a realidade no final de 2003:"39% dos portugueses utilizam a Internet";
"10% das famílias dispõem de ligação à Internet em banda larga".

Como não acredito em milagres (ainda por cima no actual contexto económico e social do país), nesta como noutras matérias, melhor ficaria aos responsáveis governamentais que a necessidade política de apresentar cenários para o futuro, não se sobrepusesse tão descaradamente ao real..., para mais tarde os cenários traçados não se desmoronarem como simples castelos de areia, à imagem de outras metas virtuais anteriormente traçadas...
Pés assentes na terra é o que se pede!

Cirurgia Plástica

"A administração tributária processou, em Dezembro passado, apenas 153 reembolsos de IVA, referem as estatísticas de actividade daquela direcção-geral, quando no ano de 2002, segundo os dados oficiais, se efectuaram 38.907 reembolsos. Em causa estão cerca de 350 milhões de euros retidos que ajudaram a compor a receita fiscal do ano passado".Público, 02-02-2003

Mais uma vez se denota que, de facto, a ministra das Finanças enganou-se na sua especialidade!
Parece que a sua vocação é mais a cirurgia plástica, com especialização em tratamentos cosméticos, do que gerir as contas do país com seriedade...