quarta-feira, março 31, 2004

O ministro Arnaut

Tem-se vindo a assistir, com alguma frequência, à colagem de alguns epítetos jocosos ao ministro adjunto do Primeiro Ministro. Inclusivamente, um jornal satírico chegou já a sugerir a privatização de tal ministro em prol do bem comum.
Tais críticas mordazes ao ministro Arnaut, todavia, mais não são do que atoardas injustas e aviltantes das qualidades íntelectuais do ministro.
A prová-lo está ontem o episódio atinente ao cenário de possível greve no Seviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) durante o Euro 2004.
Instado a comentar este hipotético cenário pelos jornalistas, o ministro desenvolveu uma discurso fértil que excedeu as expectativas de todos, mesmo aqueles que por vezes são mais cépticos acerca do dom da palavra com que o ministro Arnaut foi bafejado.
Para poderem comprovar o que digo, eis a recomposição da entrevista:
Jornalista:
- Sr. Ministro, que comentário lhe oferece a possibilidade da existência de uma greve por parte do SEF durante o Euro 2004?
Ministro Arnaut:
- Não acredito que nenhum português queira aproveitar-se do Euro 2004 para prejudicar a imagem do seu país.
Jornalista:
- Considera que a segurança pode estar em risco caso a greve se confirme?
Ministro Arnaut:
- Não acredito que nenhum português queira aproveitar-se do Euro 2004 para prejudicar a imagem do seu país.
Jornalista:
- No entanto, se esta intenção dos inspectores do SEF for avante, que medidas tomará o Governo?
Ministro Arnaut:
- Não acredito que nenhum português queira aproveitar-se do Euro 2004 para prejudicar a imagem do seu país.
Jornalista:
- Os ministros da Administração Interna da União Europeia já manifestaram a
sua preocupação com os efeitos da eventual greve. Quer comentar?
Ministro Arnaut:
- Não acredito que nenhum português queira aproveitar-se do Euro 2004 para prejudicar a imagem do seu país.

... e com estas considerações tão profícuas sobre a matéria, os jornalistas renderam-se às evidências e desistiram de lhe colocar mais questões.
Um verdadeiro senador da palavra!


terça-feira, março 30, 2004

Lucidez

Um alto dirigente da comunidade guineense estabelecido em Portugal escreveu uma carta a José Saramago desmonstrando a sua total discordância com a tese apresentada por este este autor no seu último livro. Para este representante dos guineenses votar em branco não é a solução para o regime democrático mas o seu maior problema.

segunda-feira, março 29, 2004

Posts divertidos

A variante humorística do nosso blog está a crescer incomensuravelmente. É divertida a afirmação que vai no sentido de defender que alguém a quem não foi provado alguma coisa, embora também não tinha sido provado o contrário, pode bombardear e invadir um país. Reparem que o precedente justifica tudo, especialmente porque na descoberta desta prova são aqueles que bombardeiam que impõem os critérios e não, como se notou, os representantes das Nações Unidas. Muito democrático e justo. Diga-se que são estes justiceiros que possuem o maior arsenal de armas de destruição maciça do mundo.
Outra afirmação divertida sugere que os defensores do mundo livre também invadiram por outras razões: o apoio do Iraque ao terrorismo e o tratamento desumano que sofria o povo iraquiano. A última, então, é de um tipo se atirar para o chão de tanto rir. Talvez valesse a pena fazer uma lista de governos que tratam a sua população de forma desumana, mas nunca mais saiamos daqui. Os americanos sempre se estiveram nas tintas e ainda contibuiram, em muitas casos, note-se o exemplo óbvio da América Latina, na perpetuação de ditaduras sanguinárias. Quanto ao terrorismo já percebemos que de agora em diante vai servir para tudo. Recordem-se que o Estado Novo também chamava aos movimentos de libertação das colónias movimentos terroristas. Adiante.
Independentemente do que se pense do apoio de partidos políticos portugueses a determinados regimes deve distinguir-se o apoio de um partido minoritário, da participação concreta e militar de um governo que representa um país. É absolutamente diferente.
Muito, mas muito divertida é a acusação à comunicação social esquerdista que domina o país. Muito divertido. Assim de repente estou-me a lembrar desse revolucionário chamado Luis Delgado, um homem que é capaz de jurar a pés juntos que a história da soldado Lynch, violada por dez batalhões iraquianos, é realmente verdadeira.
Por último, lembrar que as FP 25 de Abril não devem ser confundidas com a esquerda. Ninguém neste nosso blog, seja de esquerda ou direito, alguma vez se identificou com as FPs. Mas recordemo-nos que este país é brando a julgar pessoas e no meio de tanto brandura, os FP's foram dos que levaram mais. Quando comparados com os torcionários da Pide que sobreviveram praticamente incólumes à revolução podemos perceber as diferenças. Por outro lado, não há nenhum FP 25 a ocupar um cargo importante neste país. O mesmo não se pode dizer de outros bombistas, de direita claro, que vão ocupando alegremente os seus cargos autárquicos.

La France

"Derrota Histórica da Direita Francesa nas Eleições Regionais "

Depois disto assolam-se várias dúvidas na minha mente para justificar este resultado eleitoral. Avanço com algumas hipóteses para explicar o sucedido:
1ª hipótese: Foi mais uma vitória dos terroristas, como aconteceu em Espanha.
2ª hipótese: Foi um voto de protesto contra o facto da França não ter alinhado com o "Mundo Livre" na invasão e saque do Iraque.
3ª Hipótese: Foi um voto de protesto para um Governo que tem sistematicamente obliterado direitos sociais ao povo francês ao longo da sua legislatura.
4ª Hipótese: Os líderes regionais franceses de direita tiveram uma actuação política miserável neste último mandato.
...
Neste momento confesso que estou mais inclinado para aceitar como mais válidas as duas primeiras hipóteses.
Parecem-me ser as mais razoáveis...

quinta-feira, março 25, 2004

Entretanto ... algures nas Beiras

Carlos Horácio, que nos pediu para não revelarmos a sua verdadeira identidade, embora possamos afirmar que realmente se chama Vasco Palouro das Neves, está a ultimar um post há 280 dias: "Ponho a vírgula ou não ponho a vírgula. Bolas que trabalheira."

Já é oficial

Um tal de Eleutério César Rodrigues, bloguista confesso, chegou hoje ao extraordinário número de 1854 posts não publicados batendo, deste modo, um record que já lhe pertencia. Parabéns para o homem mais virtual do espaço virtual.

O MESSIAS

Anuncia-se o salvador. Geneticistas afirmam que não há quaisquer dúvidas: o Benfica vai de certeza ser campeão em 2024. Nasceu o neto do Eusébio.

Ainda sobre o terrorismo

O argumento, várias vezes repetido entre os adeptos da intervenção militar no Iraque, de que o desfecho das eleições em Espanha foi uma vitória do terrorismo é desprezível. Têm razão ainda, apesar de entretanto terem sido acusados de demagogia, todos aqueles que responsabilizam os governos ocidentais que participaram na guerra por qualquer dano infligindo sobre populações civis dos seus países. Sim, são eles os responsáveis. Esperemos que não tenhamos um dia que pedir responsabilidades ao Dr. Durão pela sua subserviência. Fez escândalo a afirmação do Dr. Soares quando sugeriu que se deve procurar negociar com os terroristas. O Dr. Portas veio logo vociferar: é impossível negociar com terroristas. O Dr. Portas e o Dr. Barroso colocaram o nosso país ao lado de nações que invadem fora do direito internacional, que desrespeitam resoluções das Nações Unidas, que bombarderam e mataram muito mais dos que os terroristas de que fala o Dr. Portas tão horrorizado. São estes os nossos aliados, que agem tão impunemente que nem a preocupação têm de inventar umas quaisquer armas de destruição maciça para legitimar os seus actos. Se em muitos países da Europa se começa a sentir o medo na rua, se vivemos cada vez numa paranóia securitária, devemo-lo aos «defensores da liberdade». Não é demagogia afirmar isto, é simplesmente a verdade.
O chamado fundamentalismo islâmico nasceu da miséria e da opressão, de vidas deploráveis que as mesquitas acabaram por proteger. Em troca das mínimas condições de vida, que os Estados corruptos e os invasores estrangeiros nunca quiseram dar, estes evangelistas do corão mais ortodoxo pedem a entrega das almas. O ódio do ocidente gera mais ódio, a modernização já muito evidente em países como o Irão é posta em causa pela política dos Estados Unidos e dos seus acólitos. Não podemos cair no erro de olhar para estes indivíduos e considerá-los uns loucos irracionais. Eles são muito racionais, sabem perfeitamente o que querem. Os terroristas não são marcianos, encarnações do mal, são pessoas e as suas acções, obviamente condenáveis, têm causas. São essas causas que têm que ser interrogadas.
Mas claro que que a força interna de um império exige um inimigo, nem que ele tenha que ser inventado. E depois da Al-Qaeda? Quando é que a América se vira mais para a Oriente?

quarta-feira, março 24, 2004

A Muralha Romana de Viseu

No início deste mês, na sequência das obras de requalificação da Rua Formosa, no centro de Viseu, foi descoberto um troço da muralha romana que delimitava a cidade, que, segundo os arqueólogos, remonta ao século IV.
Descrita pela responsável do Instituto Português de Arqueologia como «muito bem conservada, com grande pedras aparelhadas e muito bem sobrepostas», o aparecimento deste troço da muralha permitiu aos arqueólogos descobrir o traçado dum presumível torreão adossado à muralha e situar para já duas torres associadas, uma quadrangular e outra circular. (http://arqueoblogo.blogspot.com)
Entretanto, instado a pronunciar-se sobre o destino a dar à muralha, se ficará ou não à vista, uma vez que se trata de uma zona classificada, o IPPAR enviou dois técnicos de Coimbra até Viseu para darem o seu parecer.
Na reacção imediata para os órgãos de comunicação social os dois técnicos, não obstante a importância da descoberta, considerada o maior achado arqueológico das últimas décadas da cidade de Viseu, opinaram que a solução sugerida pelos arqueólogos para a musealização da muralha (a colocação de um vidro no chão que permitisse ver a muralha) era muito onerosa, sem contudo precisarem os custos dessa solução, e que o melhor seria enterrá-la...
Face às reacções negativas de diversos especialistas e mesmo de parte da população, que se mostrou entusiasmada com a descoberta da muralha e com a luz que ela trará ao conhecimento da História da sua cidade, o IPPAR vem agora dizer em parecer que os trabalhos de escavação devem prosseguir e que o destino a atribuir à muralha romana continua em aberto.
Ora aqui está uma decisão bem mais sensata e razoável!
Se, de facto, o testemunho encontrado se reveste de importância tão grande (considerada pelos arqueólogos como uma raridade em Portugal) para o conhecimento das origens e evolução da cidade de Viseu, ele não se compagina com decisões tomadas no imediato e sem qualquer suporte de legitimação como fizeram aqueles dois técnicos na semana passada.
Afinal de contas, os viseenses, principalmente, mas também aqueles que demandam a cidade, têm direito a conhecer o legado histórico do local onde nasceram e vivem.

segunda-feira, março 22, 2004

O Islão e a Modernidade

Na semana passada o Marçal relembrou aqui, a propósito das saudosas aulas do Moisés Espírito Santo, a questão da ruptura que o Islão efectuou com a modernidade, no que concerne ao campo científico, teológico e cultural, a partir do século XII.
Este fim de semana deu-me para rever um livro muito interessante do Moisés, de seu nome "Introdução Sociológica ao Islão", onde ele retrata muito bem esse processo evolutivo de anatemização da modernidade pelo Islão, concomitante da perda de influência do Chiismo em prol do Sunismo.
Passo a citar um excerto exemplificativo:
"A imposição da Suna do Profeta, nos séculos XI e XII, pelos dogmas repressivos da inteligência foi uma regressão à religião da tribo que o mundo islâmico não corrigirá sem algumas catástrofes.
Aceitando o Islão como ele nos vem do século XII:
- com a regra da interpretação literal que eliminou a interpretação alegórica;
- com o fecho da reflexão;
- com o dogma da irresponsabilidade individual;
- com a proibição de "perguntar como";
- com o pecado da inovação;
a razão do Islão está hoje do lado dos fundamentalistas".

quinta-feira, março 18, 2004

O Blog do Caldas

Se está triste, deprimido e amargurado com a vida, anime-se!
Temos para si a solução ideal: O Blog do Caldas!!!
Um magnífico anti-depressivo, sob uma embalagem azul e amarela, que lhe alivia imediatamente os sintomas da tristeza e lhe proporciona uma imediata e infinita sensação de alegria e bem estar!
O Blog do Caldas é um medicamento à base de substâncias naturais extraídas de plantas da Linha misturadas com o puro fermento de queques.
Combinando o anedótico com o hilariante, o blog do Caldas é também um eficaz laxante. Deve ser tomado durante 5 dias, duas vezes ao dia.
Atenção: A sobredosagem do blog do Caldas pode provocar lesões cerebrais irreversíveis e delírio nos pacientes!

terça-feira, março 16, 2004

Sobre os Blogs

Andamos aqui há alguns meses a falar de tanta coisa e nunca falámos sobre a "criatura".
Para dar o mote, eis a opinião de dois estudiosos da "criatura":

"The new internet subculture that has erupted around ´blogging` is particularly deserving of analysis, as bloggers have demonstrated themselves as technoactvists favoring not only democratic self-expression and networking, but also global media critique and journalistic sociopolitical intervention.
If the world wide web was about forming a global network of interlocking, informative websites, blogs make the idea of a dynamic network of ongoing debate, dialogue and commentary central and so emphasize the interpretation and dissemination of alternative information to a heightened degree".

Kahn & Kellner: New Media and Internet Activism

segunda-feira, março 15, 2004

O que eu temia

O que eu temia, quando vi as torres em Nova Iorque a cair, está a acontecer. Preparem-se que vem ai qualquer coisa estilo conflito Israel – Palestina à escala global.
Não existe forma de acabar com um movimento terrorista, a não ser, talvez, eliminando as raízes desse mesmo movimento (e aqui por raízes entende-se o apoio da população e etc. e tal). Nem é preciso pensar muito para ver que isto é verdade. ETA, IRA, Sendero Luminoso, entre outros, existem para o provar. Mas como parece-me que essa opção ainda não foi equacionada de uma forma séria convêm ir se convencendo que o terrorismo de inspiração muçulmana vai se agudizar.
Como também é obvio que não podemos crer que os EUA invadiram o Iraque e o Afeganistão pura e simplesmente por um sentido missionário de converter os infiéis às belezas e virtudes do “Mundo Livre”. Qualquer guerra é um negócio, e os americanos nunca entraram em nenhuma para perder dinheiro. A invasão do Afeganistão e do Iraque tem objectivos óbvios (e até certo ponto legítimos) de manter o Status Quo internacional por parte dos EUA.
Relativamente aos movimentos radicais islâmicos. Recordando as saudosas aulas do Moisés Espírito Santo, sabemos que infelizmente existe uma ruptura civilizacional entre o Islão e a modernidade (tal como a vemos no “Mundo Livre”) que não é fácil de ser superada. Portanto, por aqui, a coisa não vai ser fácil. Os Islão continuará a ser uma civilização de guerreiros que espalham a palavra do Profeta.
Solução?
Podemos criar um muro que separe o “Mundo Livre” do Mundo Muçulmano. Ou seja, a aplicação, em larga escala, da ideia dos Israelitas. Mas como temos interesse no petróleo do médio oriente, podemos sempre manter forças de ocupação (muito bem defendidas) somente nas áreas estratégicas (poços de petróleo e oleodutos). Ou seja, uma ocupação verdadeiramente colonialista, sem “rodriguinhos” nem “paninhos quentes”.
Vantagem: Ao menos não estamos a ser hipócritas.
Mas não me parece que isto vá resolver de todo o problema.
Uma vantagem da situação actual pode ser a ocorrência de verdadeiros investimentos na produção de energias alternativas (por parte do “Mundo Livre”), de forma a diminuir a dependência do petróleo. Estaríamos perante uma vitória do Movimento Ecologista…
Também poderíamos pensar numa nova ordem mundial e mudar isto tudo completamente. Mas só de pensar na trabalheira e no que isso poderia implicar a nível de perda de conforto por parte do “Mundo Livre”… Mais vale ir brincando ao gato e ao rato com os Kamikazes Islâmicos.
E, já agora: “Mundo Livre” do que ?

A derrota das mentiras

Quando há cerca de um ano e meio atrás se deu o desastre do Prestige, o governo de Aznar preferiu manter a distância da Galiza e do povo Galego, menorizando nos media estatais a dimensão da catástrofe e dando repetidamente conta que a situação estava controlada pelas autoridades espanholas. A verdade era outra...

Quando há cerca de um ano atrás o Governo de Aznar se acolitou à invasão sangrenta ilícita do Iraque por parte das forças americanas e britânicas, num evidente acto terrorista perpetrado por alguns Estados, alicerçada na justificação governamental avançada da existência de “comprovadas” armas de destruição maciça, na ditadura existente no Iraque e nas ligações do regime iraquiano à rede terrorista da Al-Qaeda, à excepção por todos conhecida da existência do abjecto regime iraquiano, a verdade era outra...

Quando na passada quinta-feira se deu o ataque em Madrid, o Ministro do Interior de Espanha veio prontamente para os órgãos de comunicação social, dar conta que tinha a certeza que acabávamos de presenciar, indesmentivelmente, a mais um hediondo ataque da Eta. Prontamente a Ministra dos Negócios Estrangeiros veio corroborar esta asserção, dando indicações para todos os embaixadores de Espanha “livremente” opinarem que tinha sido a Eta a desencadear o ataque. Também aqui a verdade era outra...

Ontem, a maioria dos espanhóis decidiu-se libertar de um governo cuja estirpe, visível nestes acontecimentos relatados, se sustentava na mentira aos cidadãos, na ocultação sistemática e despudorada da verdade e na manipulação dos meios de comunicação social por si controlados.

Afinal, de Espanha sempre vêm bons ventos!

sexta-feira, março 12, 2004

Quem foi...


Já se sabe quem cometeu o atentado em Madrid.

a

Al-QaETA

Madrid

Perante a natureza vil e torpe dos actos praticados sobre os trabalhadores e estudantes de Madrid, cumpre-nos manifestar, com veemência, a nossa repulsa por tal barbaridade e desejar que os seus autores morais e materiais sejam rapidamente condenados pela crueldade cobarde cometida, pertençam eles à Eta, à Al-Qaeda ou à Al-Qaeda coligada com a Eta.

quarta-feira, março 10, 2004

Ataque a Belém

"Santana ataca Belém em Julho"

A força expedicionária, comandada por Luís Delgado, é composta por 15 chaimites PPD/PSD, 2 dos novos submarinos da Marinha (cedidos gentilmente pelo Ministro da Defesa, que continua a fazer tudo o que for preciso para derrotar Cavaco) e 350 oficiais betos da Linha, os quais terão oportunidade de estrear as novas fardas Ralph Lauren.
A acompanhar a par e passo o ataque irão estar os jornalistas de diversas publicações de referência (Vip, Caras, Lux), que posteriormente irão dar conta, sob a forma de fotografia, de todos os pormenores do ataque...

sexta-feira, março 05, 2004

Ainda o Sr. Avelino...

Um tal de Avelino Ferreira Torres fez uma birra, esbracejou, pontapeou e
vociferou contra o mundo e contra o árbitro por causa de um penalty em Marco de Canavezes.
Por momentos pensei que a birra tinha ocorrido na sede da
Associação Recreativa de Tuías, na Avenida Avelino Ferreira Torres em Tuías,
ou nas instalações do Grupo Desportivo da Penhalonga, situadas na Avenida
Avelino Ferreira Torres na Penhalonga. Mas não.
Telefonei para um conhecido, um amigo que trabalha num agente TMN no Marco, a TLCI, na Avenida Avelino Ferreira Torres e ele esclareceu-me que a peixeirada de Avelino Ferreira Torres ocorreu no Estádio Avelino Ferreira Torres.

Foi uma situação muito complicada para o árbitro. O adepto em fúria, Avelino
Ferreira Torres, queria agredi-lo mas por sorte estava lá o Presidente da
Câmara, o senhor Avelino Ferreira Torres que o protegeu do energúmeno
Avelino
Ferreira Torres e o ajudou a sair do Estádio Avelino Ferreira Torres. Eu cá
se fosse ao árbitro dava uma palavrinha ao antigo Vice-Presidente do
Conselho de Arbitragem, o senhor Avelino Ferreira Torres.
Concerteza que ele influenciará os antigos colegas para pôrem na ordem o tal
Avelino Ferreira Torres.

Consta que o director do Marco, Avelino Ferreira Torres ficou muito irritado
com o comportamento irascível do adepto Avelino Ferreira Torres e já terá
contactado um Conselheiro da Associação de Futebol do Porto, um tal de
Avelino Ferreira Torres que por sua vez terá dado pedido a um membro do
Conselho de Disciplina, Fernando Ferreira Torres, filho do dirigente local
do PP, Avelino Ferreira Torres para ter mão pesada sobre o adepto Avelino
Ferreira Torres.

O candidato à Presidência da Câmara de Amarante, Avelino Ferreira Torres,
ainda não se pronunciou. Por uma questão de protocolo só fala depois de
Deus.

A vereadora que assina de cruz...

São 10h da manhã e continuo sem ver nenhuma notícia a reportar o pedido de demissão apresentado pela vereadora da Educação e Acção Social da C.M. de Lisboa...essa mesma que assina de cruz os documentos que lhe passam pelas mãos.
Mas pronto, se calhar o problema é o meu conceito de responsabilidade dos detentores de cargos públicos. Deve ser pouco flexível...

terça-feira, março 02, 2004

??!!!!!

É caso para gritar:"VÃO-SE FODER CABRÕES DE MERDA!!!!"

segunda-feira, março 01, 2004

69

"Riqueza produzida na Grande Lisboa foi 69 por cento superior à média nacional"

Com este simbólico número, dissipam-se as dúvidas sobre o que é que o centralismo lisboeta têm andado a fazer ao resto do país...