sexta-feira, abril 30, 2004

Netsaúdeº

Após aquele autêntico massacre parlamentar transmitido pelas televisões, ontem no horário nobre, onde foi possível constatar um gestor de um grupo bancário português, e agora ao que parece também representante de uma empresa internacional de telecomunicações, de seu nome Luís Filipe Pereira, a ser violentamente fustigado pelo líder de um pequeno partido, que o deixou completamente atordoado e com uma capacidade de resposta risível, para bem do crescimento futuro e desprovido de traumas das crianças portuguesas, acho que chegou a altura das televisões começarem a ter alguma temperança e contenção na transmissão de actos daquele manifesto calibre violento, como, aliás, são quase todos aqueles onde participa o anedótico ministro da saúde...

O Túnel

"Manifestação de Apoio ao Túnel do Marquês contou com 4 participantes"
A Capital, 30-04-04

Embora tenha ficado um pouco abaixo das expectativas da organização em termos da presença de apoiantes (a organização esperava ao todo 7 participantes), esta manifestação em prol da política de Santana Lopes teve a virtude de ter permitido aos serviços de vigilância do Hospital Júlio de Matos encontrar os 4 pacientes que de manhã haviam fugido das suas instalações e cujo paradeiro permanecia incerto até à hora da manifestação, altura em que foram então encontrados no Marquês de Pombal.

quinta-feira, abril 29, 2004

Liberdade de Imprensa

Relatório da Freedom House
Liberdade de imprensa deteriorou-se no mundo em 2003

Olha, nós aqui no weblog do Pato nunca sofremos desse mal.
Aqui as opiniões e a informação circulam livremente, libertas de pressões colocadas por grupos económicos, estados autoritários ou perseguições judiciais.
Tomara que fosse assim em todo o lado.

segunda-feira, abril 26, 2004

Compromisso Portugal

"Compromisso Portugal propõe mudanças na Constituição.
Entre as propostas consta o estudo de uma revisão séria da Constituição da República, de modo a que esta deixe de colidir com as formas de contratação que as modernas relações económicas exigem".


Palpita-me que este lobbie económico-financeiro não se deve ter inspirado nas formas de contratação que os países mais “modernos” do mundo admitem como legalmente autorizadas para vincular os trabalhadores às entidades empregadoras...
Relembro quais eram os 3 países que em 2003 ocupavam as posições cimeiras em termos de índice de desenvolvimento humano da ONU, um indicador internacionalmente reconhecido como válido para consignar o grau de “modernidade” de um país:
1º Noruega; 2º Islândia; 3º Suécia.
Seria interessante analisar quais as coincidências de pontos de vista relativamente ao que vigora sobre as formas de contratação nestes países e o que este excelso grupo de empresários e gestores portugueses propugna como caminho a seguir.


domingo, abril 25, 2004

Sandim power

Um jornalista da TVI acaba de perguntar a um adepto do Gondomar se ele considera que a operação "apito dourado" é uma cabala engendrada pelos Dragões Sandinenses.
Claro que foi. Consta ainda que os Dragões de Sandim estão na origem do caso Casa Pia, do 11 de Setembro, do regicídio de 1908, do terramoto de 1755, da última ceia e da extinção dos dinossauros, este último feito em colaboração próxima com o Águias da Musgueira.

sexta-feira, abril 23, 2004

Sentido de Humor II

"Acontece ainda que o "apito" tem uma conotação fálica, mas frustre, de uma sexualidade sem energia nem alegria, reduzida a uma dimensão doméstica, envergonhada e melancólica. E, no plano do significante, um vocábulo em que apareça o elemento "pito" tem algo de uma sexualidade infantil, feita de expressões carinhosas, mas destituídas de agudeza e exuberância. "
Eduardo Prado Coelho

Sentido de Humor I

"E se o tal saneamento do futebol português não é levado a cabo, substituindo uma estafada e desacreditada geração de dirigentes dos órgãos institucionais do futebol, é porque a clubite lisboeta só aceita o saneamento se à cabeça vier o nome de Pinto da Costa".
Miguel Sousa Tavares

Piada do Dia

"Ganhar por 3-0 em Alvalade está perfeitamente ao nosso alcance"
Rui Cunha, dirigente da SAD do SLB

quinta-feira, abril 22, 2004

He was my friend

Jorge Andrade, mais um indivíduo que não domina bem o conceito regionalista de amizade.

Regionalismos

O advogado do presidente do Gondomar FC e vice-presidente da Câmara de Gondomar explicou esta manhâ a um jornalista da TVI que a expressão «tráfico de influências» não se aplicava bem à região Norte, porque para cima do Mondego as pessoas eram mais chegadas, almoçavam umas com as outras, abraçavam-se, faziam favores como camaradas e amigos. Claro, dizia ainda o jurista, que as pessoas de Lisboa não percebem isto porque são frias e cínicas, pouco calorosas e nada prestáveis - onde é que já se viu um político lisboeta a oferecer uma torradeira aos seus eleitores. Deste modo, expressões como «tráfico de influências» ou «corrupção», bem como os códigos penais, os tribunais, os juízes e as leis em geral são invenções de um demónio centralista, frio e calculista que não percebe nada da antropologia nortenha. Faz sentido. Talvez fosse possível candidatar esta boa forma de ser português a património mundial, juntamente com a lampreia do Rio Minho, os ovos moles de Aveiro, a alheira de Mirandela e os Ferraris de Felgueiras. Acho que pelo menos apoios na Sícilia e no Paraguai não iam faltar.

A retoma já chegou à C.M de Lisboa

Entre Março de 2003 e Março de 2004, o Município Lisboeta adquiriu 11
viaturas topo da gama no valor de 600.000 euros. Nove da marca Peugeot a
quase 50.000 euros cada, um Lância Thesis de igual valor e um Audi A8 4.2
V8 Quattro de 115.000 euros. Acresce registar que o Audizito consome 19,6
litros de gasolina em circuito urbano!
Segundo Santana Lopes foi um bom negócio, visto que os carros substituídos estavam velhos, tinham três anos! João Soares deixou um Volvo S80...
O Lância Thesis foi para a vereadora do PSD Teresa Maury e os Peugeot para os outros colegas de partido.

Sabeis qual é o slogan da Audi para promover o modelo A8?

"Os sonhos não têm preço"





quarta-feira, abril 21, 2004

Submarinos

Na senda da discussão acerca das opções políticas sobre a forma de esbanjar dinheiro neste "rico" país, vem agora a Nato, de forma estulta e extemporânea , intrometer-se com a vontade governamental de satisfazer os caprichos do Ministro da Defesa e na pretensão deste em conquistar simpatias no meio militar, ao considerar que Portugal tem pouco dinheiro e o pouco que tem anda a gastá-lo mal.
Mas que descaramento este o da Nato!...

"A NATO considerou um desperdício o investimento de centenas de milhões de euros na compra de submarinos novos para a Armada portuguesa, revelaram ao DN fontes aliadas".

"Portugal tem pouco dinheiro e o pouco que tem será desperdiçado na compra de submarinos, tendo-nos pedido que justificásemos tal opção. Não o faremos", escreveu a NATO num dos documentos classificados acerca dessa matéria

terça-feira, abril 20, 2004

Futebol Português IV - Operação Mãos Limpas?

Entretanto, ironicamente, já hoje...
O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, Valentim Loureiro, mais 15 pessoas entre as quais o presidente do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol, Pinto de Sousa, foram detidas pela Polícia Judiciária para interrogatório, sob suspeita de tráfico de influências na arbitragem...

Futebol Português III

Sobre a derrota, e admitindo sem reservas as más intervenções do guarda -redes Ricardo nos lances de golo do Boavista, também não nos podemos esquecer que até o Sr. árbitro ter expulso o jogador do SCP daquela forma letal, o Boavista tinha feito um remate à baliza durante 80 minutos... e raramente passava o meio-campo, mesmo estando a perder há largos minutos, pelo menos no jogo que eu vi...
Em relação ao Nacional, foi curioso aqui há mês quando o Nacional veio jogar a Belém, estava junto a uma pequena claque do clube, misturada também com adeptos do Belenenses, e quando os madeirenses gritavam pelo clube (Nacional, Nacional), vinham imediatamente os adeptos do Belém rectificar prontamente, Nacional... da Madeira, da Madeira!...
Pelo vistos os continentais de Lisboa reconhecem um cariz regional ao Nacional o que nem sempre acontece com os Madeirenses....

segunda-feira, abril 19, 2004

Cat Power

Lindo. O cd "You are free". Do melhor que ouvi nos últimos tempos. E tenho andado a ouvir muita coisa...

A Mão de Deus

O Diego Armando Maradona já explicou lá em cima que desta vez não precisa da mão de Deus. Esperemos.

A Paixão de Bruno

Aproveitando a maré de êxito de bilheteira do filme de Mel Gibson, uma dupla de realizadores portugueses, Loureiro e Pacheco, responsável por diversas películas brilhantes no campo da comédia, decidiu pôr as mãos ao trabalho e vai começar a filmar um remake do actual líder de audiências cinematográficas em Portugal, neste momento.
O filme chamar-se-à a Paixão de Bruno e narra a história de um jovem alentejano que cresceu a praticar o milagre da multiplicação dos cartões a partir do nada pelos relvados do país, e que embora tenha sido precocemente detectado como um embuste, e por isso esteja constantemente a sofrer crucificações públicas, consegue, incrivelmente, ressuscitar todas as semanas a partir de um monte alentejano de oliveiras, não para subir ao céu e desaparecer da vista de todos, mas para continuar a sua saga de falsos milagres...

sexta-feira, abril 16, 2004

Prémio Coerência da Semana

vai para...
José Saramago, que depois de ter dito em vésperas da eleições legistativas de 2002 que se o PSD ganhasse as eleições não compareceria mais em nenhum acto público em nome de Portugal, esteve ontem reunido com o primeiro ministro para entre outros, discutir a criação de uma cátedra na Unversidade Autónoma do México com o nome de... José Saramago.

quarta-feira, abril 14, 2004

Orrecção

A comissão que o governo nomeou para organizar as comemorações dos trinta anos do 25 de Abril quer corrigir todos aqueles que a têm mandado para o caralho devido à tal subtracção do "R". Segundo esta comissão, e depois de uma consulta a várias enciclopédias e a diversos linguistas de nomeada, a palavra "caralho" não passa de uma apropriação selvagem e sem qualquer conteúdo científico que o povo faz de um determinado órgão humano, embora a mesma comissão desconfie que por detrás disto há com certeza um bando de perigosos esquerdalhos. Neste sentido, a expressão deve ser substituída pela palavra pénis, a denominação exacta e correcta. Congratula-se esta comissão pelo trabalho que está a realizar em prol da educação do povo (embora o povo, cientificamente, também não exista).

Aproveito para recomendar, a propósito deste tema, o post que o nosso colega Rui Branco escreveu no blog rosa forte chamado Pais Real.

Os convites para almoçar de Queiroz

De há duas ou três semanas para cá, o treinador Carlos Queiroz, segundo o próprio, deixou de receber a míriade habitual de convites para almoçar, tendo vindo desde então a ficar à míngua em termos de oportunidades de beneficiar de uns repastos gratuitos.
Realmente, em Madrid esteve em voga até há bastante pouco tempo convidar para almoçar treinadores elegantes e bem-falantes, competência que Queiroz aproveitou para aperfeiçoar depois da sua estadia na África do Sul, nos EUA e no Japão, sem que outros requisitos fossem exigidos para o usufruto dos tais manjares.
No entanto, segundo contactos com autoridade sobre a matéria, podemos assegurar que na base deste declínio de convites que Carlos Queiroz vinha merecendo tem estado (desenganem-se aqueles que pensam que a justificação para esta situação se prende com as sucessivas derrotas impostas ao Real Madrid nas últimas semanas) a emergência de uma nova moda na cena gastronómica internacional, inspirada por um emergente Chefe português: João César das Neves.
De facto, este Chefe de cozinha português irrompeu no panorama gastronómico a defender a teoria de que "não há almoços grátis", e desde então tem merecido uma ampla adesão popular levando a que o número de convites para almoçar em todo o lado tenha decrescido vertiginosamente, incluindo em Madrid.

terça-feira, abril 13, 2004

A Montra

O Portugal real deu lugar ao Portugal virtual. Os técnicos de marketing juntaram-se às elites políticas e económicas e até mesmo a algumas personalidades da cultura nacional (veja-se o concurso promovido pelo Instituto das Artes para projectos sobre o futebol) para criar uma grande montra. Esta montra, última de uma série recente, dá pelo nome de Euro 2004. Desenganem-se aqueles que pensam que o Euro 2004 é um simples campeonato de futebol entre nações europeias. O evento é a última encenação de um país que não existe. Os que pensaram esta encenação pedem, todos os dias, pelas mais variadas formas, a colaboração do povo. O desígnio nacional serve para mostrar à Europa e ao Mundo quão capazes somos, mas também, claro, para sacar uns cobres. O portuguesinho, tão bem descrito em vários anúncios de televisão, está cá para receber o turista, sorrir subservientemente, aturar os holigans com complacência e sacar algum. Fomos todos convocados a receber convenientemente: os portugueses ricos, os pobres, os empregados, os desempregados, os que pagam impostos os que não pagam impostos, os velhotes, as criancinhas. Todos unidos na grande encenação.
Mas claro que nem todos os actores são perfeitos. Há uns malandros, evidentemente traidores à pátria, que acham que esta encenação é uma treta e que a pátria que são obrigados a amar sem condição não é representada por onze marmanjos a correr atrás de uma bola, mas pelos salários e as pensões mais miseráveis da Europa, os níveis educativos mais vergonhosos, o poder central e local mais corrupto, as elites mais tontas do hemisfério norte. É por este país que somos obrigados a actuar no palco do grande evento, nesta montra organizada pelos madaís e pelos arnauts desta terra, versões engravatadas de caciques como o Ferreira Torres. Como dizia uma personagem do Cardoso Pires, isto não é um país é um lugar mal frequentado.

segunda-feira, abril 12, 2004

A Evolução dos Cravos

Após a omissão intencional do vocábulo "revolução" nas comemorações do 25 de Abril, omissão essa que foi correcta e legítima, segundo as doutas palavras de Pacheco Pereira, uma vez que embora considere que o 25 de Abril foi, de facto, uma revolução, o longo período de tempo entretanto decorrido (já lá vão 30 anos, imagine-se...), não justifica que se continue a lembrar a data como as obsoletas forças de extrema-esquerda pretendem continuar a fazer), o Governo CDS-PP/PSD começou já a fornecer directrizes para que os manuais escolares dos próximos anos não contenham mais nenhuma referência à Revolução Francesa, à Revolução Russa, à Revolução Chinesa e à Revolução Cubana.
Doravante, a partir do próximo ano estes acontecimentos históricos serão designados por Evolução Francesa, Evolução Russa, Evolução Chinesa e Evolução Cubana...

segunda-feira, abril 05, 2004

António José (in)Seguro

Teve lugar na semana passada a primeira reunião do grupo parlamentar do PS, sob liderança do novo líder , António José Seguro.
Interrogado no final da mesma pela comunicação social acerca dos temas que haviam estado em discussão, designadamente o aborto, o novo líder do grupo parlamentar do PS prontamente esclareceu que o aborto não tinha sido um dos temas de debate, uma vez que “não era uma questão premente”.
Prosélito da tendência católica-liberal do PS, António José Seguro deixou já antever o caminho que pretende trilhar durante a sua liderança, ou seja, o caminho do temor, do medo de enfrentar as questões que suscitem controvérsia e dissensão.
Enfim, não se pode dizer que seja algo de novo e surpreendente no PS, não fosse este novo líder do grupo parlamentar um guterrista assumido, logo é natural que paute a sua acção política pela hesitação constante, pela indecisão permanente em tomar um posição clara sobre as tais matérias ditas “fracturantes”.
No entanto, apesar de ser expectável este comportamento dúbio por parte do novo líder parlamentar, não deixa de ser impressionante como num partido que supostamente visa a progressiva rectificação das desigualdades natural e socialmente causadas e a inscrição da paridade de possibilidades na acção política, se advogue numa questão de saúde pública, sem que as vozes internas contra isso se levantem, a permanência de distinções no acesso ao usufruto de cuidados básicos de saúde a todas as pessoas que optem pela realização do aborto, preferindo continuar a tapar os olhos com a peneira e a construir os destinos de muitas mulheres na clandestinidade...
Se isto é de um Partido Socialista!...

sexta-feira, abril 02, 2004

A Frase da Semana

"O Estado não tem vocação para gerir companhias de aviação civil"
Cardoso e Cunha, presidente do Conselho de Administração da TAP SGPS