quinta-feira, janeiro 27, 2005

Guerrilhas

Regularmente visito o blog do Gato Fedorento (GF). Acho piada aos gajos. Isto e, as vezes. Nem sempre. Confesso que aquela cena de colocar a publicidade aos ‘shows’ me enerva de sobre maneira. Mas enfim, cada um faz do seu blog aquilo que quer. No geral considero o blog despretensioso, com boa critica social, e com sentido do humor inteligente. Portanto, sou assidua. De ha uns dias para ca, tenho vindo a acompanhar o debate entre o GF e o Acidental. Este ultimo, desconhecia por completo. Mas parece-me que tambem nao vale a pena conhecer. Ja la vamos.
Pois entao, defendia-se o RAP do GF da critica que o Acidental lhe dirigiu pelo facto dele ter ido a um jantar do Bloco de Esquerda (BE). O PPM (Mascarenhas) achou mal o RAP dar a cara por um partido, alegando que o RAP nao devera confundir a imagem do Gato Fedorento com a do BE e que um humorista devera manter-se imparcial na medida em que o seu publico e ‘admiradores’ proveem de sectores politicos e sociais diversos. A resposta do RAP a PPM e de facto brilhante.
Entao porque e que eu estou para aqui a comentar o assunto?! Porque raio e que eu, que ate nem gosto destas entre-blogs guerrilhas, venho por este meio comentar o que aconteceu? Olhem, porque achei bizarra que os Belfords, os Nogueiras Pintos, os Bourbons, os Deuses e os Ratos, em pleno seculo 21, e depois de deposta a ditadura em Portugal, ainda pensem que a participacao civica devera ser dever (privilegio?) de alguns e nao de todos. Sera talvez dever dos Belfords, dos Nogueiras Pintos, dos Bourbons, dos Deuses e dos Ratos. E um humorista, oh valha-nos o Papa, essa grande categoria social de elevadas responsabilidades tambem elas sociais! Esse modelo para as criancinhas! Um humorista, senhores, um humorista a ter opiniao politica! Onde ja se viu?! Alias, pessoas a terem opiniao politica?! A arraia-miuda?! Entao mas o que e isto! Ja chegamos a Madeira o que? Olha ai sim, ai so tem opiniao politica quem deve ter!
No meio disto tudo la fui eu visitar o Acidental. E um blog, como outro qualquer onde sao expressas opinioes politicas. Com a diferenca de que estas opinioes politicas sao expressas por quem deve, por quem de direito, e nao por qualquer um. E depois acho lindo! No final de cada post tem sempre a frase ‘E nos tambem geramos vida’. Bom saber. Enquanto os Nogueiras Pintos, os Bourbons, os Deuses e os Ratos se reproduzirem havera sempre quem deva pronunciar-se politica e civicamente, e de direito!