terça-feira, fevereiro 07, 2006

Coisas soltas

Cesar,

Entao voltamos ao preto e nao ha mais negociacao?! Volto a expressar a minha opiniao: preferia o anterior porque a meu ver era mais 'reader friendly'. Submeto-me no entanto a vontade das maiorias desde que seja uma pessoa um voto...

Nuno,

Mantenho: para mim, nao se trata de nenhum 'choque de civilizacoes'. A ideia so se banaliza se as pessoas assim o pensarem/interiorizarem. A Fatima talvez pense assim, o Rato igualmente. Isso sera de facto infeliz. As pessoas com quem eu falo nao pensam assim: pensam em termos de defesa de um estado laico e da liberdade de imprensa. Sao as mesmas pessoas que aqui em Inglaterra tem lutado contra a legislacao do 'religious hatred' que e apoiada pelos conservadores anglicanistas desta civilizacao.

Quanto ao secularismo das sociedades do medio oriente, ha entao que ir mais longe: as cruzadas iniciaram um processo de radicalizacao no medio oriente. Na altura os 'ocidentais' nao 'seculares' contribuiram para a radicalizacao dos grupos religiosos das sociedades invadidas.