terça-feira, fevereiro 07, 2006

Liberdade de imprensa sim

Nuno,

Ofende-me que aches que eu confundo a parte com o todo. Ja devias saber que a sensibilidade e o bom senso nao estam apenas e so do teu lado. Adiante.
Eu nao discordo do teu discurso. Para mim, simplesmente nao e isso que esta aqui em questao. Ou melhor isso estara sempre em questao mas neste momento especifico nao e isso que me preocupa. Preocupa-me que em nome de sensibilidades religiosas fundamentalistas que nao representam a maioria nem aqui nem na China, se facam concessoes a liberdade de imprensa e sobretudo a preservacao de estados laicos.
Por exemplo, irrita-me ver constantemente padres na televisao publica portuguesa (RTP). Ja por variadas vezes escrevi para essa instituicao demonstrando o meu desagrado. Seja a cantar canticos ou rezar pais nossos, a meu ver, os padres deverao limitar-e aos adros. A censura da ‘Ultima Ceia’ do Herman e obvio que tambem me perturba, assim como me perturba a ingerencia da Igreja catolica nos assuntos do estado portugues, nomeadamente na questao do aborto. Ora, por coerencia, irrita-me que devido a uns quantos cartoons, que sao por definicao caricaturas da realidade, exageros, se venha instituir uma censura comandada por um lado por sensibilidades religiosas fundamentalistas e por outro pelo complexo ‘ocidental’ de intelectuais que confudem alhos com bugalhos. Eu nao defendo nem nunca defendi nenhuma intervencao militar em pais algum do mundo. Isso nao invalida que no pais onde escolhi residir eu lute todos os dias pela preservacao de direitos que considero adquiridos assim como acho legitimo que noutros paises as pessoas o facam ainda que esses direitos pelos quais elas lutam estejam intimamente relacionados com a instauracao e perpetuacao de um estado religioso.
Quanto a historia do Ocidente ter travado o processo de secularizacao no medio oriente isso tambem eu o sei. E incrivel, mas ha outras pessoas que leem se calhar os mesmos livros… Mas continuo a nao perceber como e que algo que infelizmente se passou no tempo das cruzadas me obriga agora a nao defender o direito da liberdade de imprensa e da secularizacao do estado onde resido?!
A organizacao 'Islam-Dutch' que opera na Belgica e na Holanda publicou um cartoon da Anne Frank na cama com o Hitler. Por acaso, mais engracado que os de Maome. Ora aqui esta uma boa forma de lancar o debate acerca dos limites da liberdade de expressao/imprensa. Nao quero com isto dizer que eu rejeite as manifestacoes de rua. E pena que depreendas isso. As pessoas sao livres de se manifestarem. Agora, seria bem melhor que essas manifestacoes fossem livres de propaganda racista. Melhor ainda seria que os manifestantes se lembrassem que podem sim senhor recorrer aos tribunais. Afinal e atraves dos tribunais que se produz jurisprudencia aplicavel a casos futuros. E, mais importante, e um direito que assiste aos ofendidos ainda que estes ofendidos sejam uma minoria...