quinta-feira, dezembro 04, 2003

Haja dinheiro ...

O que não vale ter um número de deputados suficiente para fazer a diferença nas votações parlamentares ...

"Ferreira Leite Permite à Madeira Violar Endividamento Zero"
Apesar de ir contra a lei do OE para 2004, a ministra das Finanças deu parecer favorável a mais um empréstimo a contrair pela Madeira no montante de 35 milhões de euros, verba necessário para cobrir o défice do Orçamento da Madeira para 2004 (...)
Além deste empréstimo, Ferreira Leite autorizou mais uma série de procedimentos que permitem ao governo regional ter acesso a 107 milhões de euros.
Por tão generosa dádiva num total de 107 milhões de euros, não incluindo as citadas receitas fiscais extraordinárias ainda não quantificadas, a ministra das Finanças mereceu, no início da discussão do orçamento regional, um rasgado elogio do secretário do Plano e Finanças. Para este governante, as medidas revelam a "forma séria e responsável com que [a ministra] tem encarado a resolução dos problemas pendentes". Ventura Garcês adiantou ainda: "Se mais não tem feito pela Região é porque a situação herdada das finanças públicas o não tem permitido." (...)
Entretanto, a dívida regional, directa e indirecta, aproxima-se dos 1 500 milhões de euros estimados pelo PÚBLICO em 13 de Novembro, ou seja, de um valor superior ao do próprio Orçamento da Madeira para 2004 (1,42 milhões de euros)...

Público, 04-12-2003