terça-feira, janeiro 13, 2004

Há dois anos a fazer que faz

Confesso que o meu "espanto" não nasceu com este slogan.
Já anteriormente o "departamento de Marketing" do Bloco de Esquerda me tinha deixado aturdido com algumas das frases chamariz que eram afixadas nos seus cartazes eleitorais. Frases rebuscadas, complexas e de difícil compreensão para quem quer que seja, em suma, slogans desprovidos de um mínimo de inteligibilidade, têm povoado historicamente os cartazes do Bloco.
Por isso mesmo é que este "Há dois anos a fazer que faz", afixado nos espaços públicos lisboetas não me surpreende, uma vez que vem na linha das mensagens dúbias anteriores...
Pretensamente dirigido ao Presidente da C. M de Lisboa, a opção pelo trocadilho do "fazer que faz" mais não faz do criar uma cortina espessa na identificação do suposto destinatário da mensagem e de confundir o sentido específico da advertência que o Bloco pretende transmitir, preferindo antes o uso desnecessário do trocadilho pretensioso.
O que é realmente espantoso é que parece que ainda ninguém no Bloco se tenha apercebido disto, para mais quando o dinheiro que possuem para iniciativas publicitárias não deve ser tão abundante quanto isso...
Eu sei que a base social de apoio eleitoral do Bloco gosta de primar por uma certa "distinção" nos seus gostos culturais, mas a verdade é que também há limites para a vontade de sublinhar a diferença...