segunda-feira, dezembro 06, 2004

Na Roça com os Tachos

Apesar de ser quase um leigo na matéria, os programas de culinária nos ecrãs televisivos sempre me incutiram um certo fascínio, provavelmente por ser uma ciência cujos princípios básicos de funcionamento pouco quiseram comigo.
Tradicionalmente, estes programas foram dominados por nomes como Filipa Vacondeus e Mestre Silva. Estes dois, cozinheiros prestigiados ao que diziam, davam a conhecer nas televisões as receitas de algumas iguarias mais ou menos prosaicas, de uma forma profissional e linear.
Porém, notava-se que faltava ali um tom menos monocórdico nos discursos, maior expressividade na comunicação, em suma, um rasgo de genialidade na arte de ensinar a cozinhar.
Ora bem, essa lacuna foi agora colmatada por um são tomense de nome João Carlos Silva, no programa “Na Roça com os Tachos”, da Énetêbê (NTV).
Sempre acompanhado do seu clássico fogão camping gaz, demonstra a sua sageza nesta arte ao ar livre, junto das luxuriantes paisagens são tomenses. Ao sol ou mesmo à chuva, o que se vê é um cozinheiro completamente apaixonado pela sua actividade profissional, debitando mais “Óohhhs” de alegria e admiração durante a confecção das receitas do que o Gabriel Alves durante um jogo de futebol.
Aquilo é um cozinheiro-apresentador que canta e dança enquanto o peixe assa, que chama o cameraman, o Kálu, para ir provar e dizer de sua justiça sobre a mousse de manga que ele preparou, que deixa a comida ao lume para ir perseguir galinhas, enfim, um autêntico one man show!
Combinando a faceta de “verdadeiro artista” com a de virtuoso da cozinha, João Carlos Silva é, indiscutivelmente, o novo Imperador da gastronomia televisiva.



1 comentário:

Holsson disse...

O Michel! Até me esqueci dele...