segunda-feira, dezembro 27, 2004

Sr. Carlos

A quadra natalícia tem nos dias de hoje como sua consorte a euforia comercial. Companheira inseparável e omnipotente, a voragem das compras, actualmente, é consumada sobretudo nos grandes centros comerciais, em detrimento do comércio tradicional.
Pessoalmente, é-me indiferente ter que fazer compras num centro comercial ou numa qualquer loja de rua. Escolho ou rejeito os locais para gastar os euricos, não segundo a tipologia de organização comercial, mas sim de acordo com um determinante critério de eleição: a qualidade do atendimento prestado.
Concedo que os horários de funcionamento, a atractividade das montras e do interior da lojas, a facilidade de estacionamento ou o resguardo das más condições atmosféricas, sejam variáveis que condicionam a escolha do local onde fazer compras, mas, como disse, elevo acima destas como variável determinante de eleição comercial a qualidade do atendimento, a qual, diga-se, não é exclusiva nem dos centros comerciais nem dos espaços de comércio tradicional.
E no âmbito da qualidade, há, para mim, uma loja imbatível, ou melhor, um comerciante supremo: a Papelaria do Sr. Carlos, na Rua Miguel Bombarda, em Viseu.
Do Sr. Carlos, homem já entrado na casa do sessenta anos de idade, pode dizer-se que foi até aqui há uns anos atrás funcionário de umas das mais antigas, e anteriormente famosa, papelarias de Viseu, a Papelaria Avenida.
Mas não era um funcionário qualquer, era a alma daquela loja, o vendedor extremoso, sempre bem-humorado e disponível para acolher com um sorriso nos lábios e rima nas palavras os clientes. Foi graças a ele que a Papelaria Avenida criou a aura de local de peregrinação obrigatória no comércio viseense.
Foi assim durante décadas, até que aqui há alguns anos resolveu abrir o seu espaço próprio, a sua própria papelaria, uma centena de metros acima do local onde antes laborava. É um espaço exíguo, sem centímetros disponíveis para grandes arranjos decorativos, e onde o material se acumula em altura.
Mas isso não é razão que impeça que uma pletora de clientes diariamente se acotovelem para aí efectuarem as suas compras. Todos eles sabem que aí vão ser recebidos de forma cortês.
Em contraponto, a antiga papelaria do Sr. Carlos, desde que ele saiu, definha diariamente, uma vez que os seus clientes se desviam voluntariamente para a papelaria do Sr. Carlos, o que não é de estranhar se tivermos presente os “monos de gesso” que aí estão prostrados atrás do balcão.
Afinal, apenas na papelaria do Sr. Carlos, é possível acontecer um diálogo destes:
Cliente - Boa tarde, desejava o Público, se faz favor.
Sr. Carlos – Ah, o jornal Público, perfeitamente. O “Público” para o bom público!
Entretanto o Sr. Carlos procura nos bastidores da loja o jornal, e regressa pouco tempo depois.
- Queira-me desculpar este tempo, mas é que já não tenho nenhum exemplar lá dentro. Há apenas um que está ali afixado junto à porta, ao fresquinho, como convém que sejam as notícias. Com licença.
Regressa o Sr. Carlos com o jornal, e prossegue:
- Tenha a amabilidade, aqui tem o Público, hoje com dois suplementos: um de música e de artes para elevar a cultura e o espírito, e um outro de sátira, Inimigo de seu nome, mas amigo da justa crítica mordaz dos nossos tempos.
Entretanto, o cliente, já a rir-se, recebe o jornal, paga e despede-se com o tradicional obrigado, ao que o Sr. Carlos devolve:
- Ora, eu é que agradeço gentilmente a sua preferência por este estabelecimento. Sempre ao dispor!
Perante isto, não é de estranhar que o Sr. Carlos seja o demiurgo dos comerciantes de Viseu, e não só.