terça-feira, abril 12, 2005

Jardim de Infância de Moselos

O Jardim de Infância de Moselos, uma aldeia do concelho de Viseu, deu ontem início a uma feira onde estão à venda artigos feitos pelas crianças daquele estabelecimento e recolhidos junto dos encarregados de educação.
O objectivo da feira consiste em angariar fundos para a aquisição de material didáctico, como jogos e livros e, eventualmente, um computador para o estabelecimento, já que, segundo a organizadora da iniciativa, “os apoios que vêem do Ministério da Educação não dão para quase nada”.
O Ministério da Educação, a quem compete a tutela pedagógica da instituição, devia, certamente, conhecer o perfil social da maioria das crianças que frequentam aquele estabelecimento de educação e as carências por que passam grande parte das famílias daquelas 49 crianças em termos de bens culturais que possam colocar ao dispor das aprendizagens e do desenvolvimento daquelas crianças desde tenra idade, à semelhança do que acontece com aquelas que nascem em lares economicamente mais bafejados.
Seria de elementar justiça num Estado que se quer redistribuidor de riquezas e oportunidades, que crianças tão novas não tivessem que estar envolvidas tão precocemente em estratégias mercantilistas para a dotação material do estabelecimento pré-escolar que frequentam e assim poderem usufruir de actividades educativas na justa medida de igualdade com as demais.
Se o grau de desenvolvimento civilizacional de um país se deve também medir pela existência de um rede tendencialmente gratuita de estabelecimentos de educação pré-escolar, territorialmente abrangente e financeiramente bem dotada, o exemplo que o jardim de infância de Moselos corporiza por estes dias não será propriamente o melhor indicador a este respeito.

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

É uma forma de educar as crianças para a sociedade mercantilista que vão ter que enfrentar...

5:51 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Excellent, love it! video editing schools

5:22 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Cara colega de Moselos!!!Tenho alguns jogos didácticos,livros que podem ser úteis para o pré-escolar.Caso, possam ser úteis podem enviar email para.(educadora.costa@gmail.com ).
Desta forma, combinaremos a melhor forma de enviar tal material didáctico para as crianças usufruírem da melhor forma possível.
Lídia Costa

12:03 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home