quarta-feira, novembro 05, 2003

Notícia preocupante

As ligações no âmbito do projecto "Internet nas escolas" vão deixar de ser pagas pela Fundação para a Computação Cientifica Nacional (FCCN), entidade que gere a Rede Ciência, Tecnologia e Sociedade (RCTS), que permite as ligações à Internet nas escolas, nos espaços internet e ainda as de diversas instituições de solidariedade social.
A FCCN gere as ligações através do POSI (Programa Operacional para a Sociedade da Informação), mas como este financiamento termina no final do corrente ano, a fundação deixa de ter condições para continuar a assumir estas ligações, pelo que terão que ser suportadas através do Orçamento do Estado.
Para já, as escolas começaram a receber a comunicação por parte da FCCN de que irá cancelar as ligações no final do ano...
Lançado em 1996, o Programa "Internet na Escola", do Ministério da Ciência e da Tecnologia, estava enquadrado nas iniciativas do Governo no âmbito da chamada Sociedade da Informação. Numa primeira fase foram contempladas as escolas do 5º ao 12º ano de escolaridade, através da instalação de um computador multimédia e respectiva ligação à Internet.
Face a este panorama sombrio que se depara à continuação deste projecto fulcral para a democratização e para a equalização dos desníveis sociais no acesso à Internet, quero acreditar que realmente o Orçamento de Estado, venha a consagrar uma dotação orçamental capaz de dar prossecução ao cumprimento desta medida.
Acaso tal não suceda, desfere-se um rude golpe no sentido positivo da correcção das desigualdades sociais domésticas no acesso à Internet (e que são tão acentuadas), por parte dos estudantes portugueses.
Vou esperar para ver se as pretensões de justiça social deste Governo vão chegar à Internet...