terça-feira, outubro 07, 2003

Megacities
Merece uma visita este documentário que está em exibição no Cine-Estúdio 222, da autoria do austríaco Michael Glawogger. Nomadismo fílmico sobre a vivência de pessoas em 4 megalópoles da Economia-Mundo (Nova Iorque, Moscovo, Cidade do México e Bombaim), eis um retrato pungente e desassombrado de espaços infinitos que embaciam os sentidos e manietam os destinos.
Aqui não se vendem hot-dog´s na rua, vendem-se patas de galinha em copos de plástico com molho de limão. Os miúdos não vão ao Toy´s Rus, esperam ansiosamente pelo vendedor ambulante de pintaínhos. Não há "vedetas" de telenovelas que mostram às revistas o novo interior das suas casas com piscinas, há jovens que mostram o interior da rede de esgotos onde vivem. Há também aqueles que recolhem, transportam e pisam o lixo que recebem das suas incursões diárias pelas bairros escavacados e andrajosos, e que vão depois jogar futebol, não para os relvados ou os pelados, mas para a lixeira.
Estes e muitos outros cenários de uma realidade que exige um despertar imediato de um torpor colectivo que as narrativas imagéticas exibidas mostram à evidência.
Enquanto assim não for, tem razão o fantasma Barrio, e o Absurdo continuará a fazer parte do património cultural da humanidade.